Banca de DEFESA: PATRICIA CAMPINA DE LIMA

DISCENTE : PATRICIA CAMPINA DE LIMA
DATA : 19/05/2023

NOVO RURAL NA REGIÃO IMEDIATA DE PATOS – PB: A CONSTRUÇÃO DE UM PARADIDÁTICO

Sertão nordestino. Novo rural. Material paradidático.

Entre os recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da educação básica destaca-se o livro didático, que por meio do Programa Nacional do Livro Didático PNLD, são disponibilizados pelo Ministério da Educação MEC. Apesar de ser o principal recurso didático utilizado pelos docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata do Sertão nordestino. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o Novo Rural. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal da Região Imediata de Patos - PB. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado O Novo Rural na Região Imediata de Patos - PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Presidente - 1804195 - GLEYDSON PINHEIRO ALBANO
Interna - ***.855.476-** - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU