Banca de DEFESA: SOLANGE MARIA MIRANDA FERNANDES DE ATAIDE

DISCENTE : SOLANGE MARIA MIRANDA FERNANDES DE ATAIDE
DATA : 27/01/2023
LOCAL: CCHLA

O VÍDEO COMO LINGUAGEM (DO) NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma proposta de estudo da paisagem na E.E. Professor José Fernandes Machado

Vídeo, Linguagem imagético-sonora. Paisagem. Ensino de Geografia.

A presente dissertação tem como tema central a utilização do vídeo enquanto linguagem e recurso instrumental para o ensino e aprendizagem do conceito de Paisagem na Geografia no Ensino Médio. Reflete sobre a inserção e impactos das técnicas e tecnologias de produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, sobretudo na escola – evidenciada pela velocidade com que a informação circula – o que dificulta que os jovens escolares consolidem e deem sentido às suas experiências e conhecimentos. Expõe dentro dessa conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem do vídeo (imagens e sons), direcionando suas potencialidades em processos de construção do conhecimento através de experiências com a produção (captação, edição e circulação), considerando o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem. Para tanto, esta dissertação propõe a linguagem do vídeo como produto central e seus subprodutos, sejam eles: oficinas com produção de vídeos captados e editados pelos estudantes e a mostra de vídeos acessível à comunidade escolar. Por fim, faz uma breve reflexão sobre o elo de parceria entre professores e estudantes na  construção de conhecimentos através do uso desta linguagem no ambiente escolar e nos espaços não formais de aprendizagem.

Presidente - 1810361 - Pablo Sebastian Moreira Fernandez
Externa à Instituição - ANA PAULA NUNES CHAVES - UDESC