Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZINHA NEVES DE MEDEIROS NETA

DISCENTE : TEREZINHA NEVES DE MEDEIROS NETA
DATA : 08/07/2022

EDUCAÇÃO EM GEODIVERSIDADE: GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA DOCENTES DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Geodiversidade; Ensino de Geografia; Formação docente; Guia de orientação.

Há muito tempo, é perceptível que existe um enorme distanciamento histórico entre a Geografia Acadêmica e o universo escolar. Isto implica dizer que, inúmeras vezes, o que é produzido na academia não chega ao chão da escola. Dentre as temáticas que emergiram no ambiente acadêmico recentemente, encontra-se a geodiversidade, variedade natural de elementos geológicos, geomorfológicos, do solo e hidrológicos, incluindo assembleias, estruturas, sistemas e contribuições para as paisagens. Como a discussão sobre geodiversidade está limitada ao ensino superior, questiona-se: existe lugar para a geodiversidade no currículo da educação básica? Como a geodiversidade dialoga com o ensino de Geografia nesse nível de ensino, especificamente com a etapa dos anos finais do ensino fundamental? Frente a isso, esse trabalho surge com a proposta de desenvolver um material digital (guia de orientação) para que professores dos anos finais do ensino fundamental saibam como abordar a geodiversidade nas aulas de Geografia. Metodologicamente, o trabalho está alicerçado em 3 etapas: (i) pesquisa bibliográfica e documental; (ii) elaboração e aplicação de sequências didáticas em turmas de 6° ao 9° ano da Escola Municipal Professor Luiz de França Lima, localizada em Serrinha de Cima, zona rural do município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte); e (iii) elaboração do guia de orientação docente sobre como abordar a geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados preliminares apontam para a importância de abordar a geodiversidade na educação básica, especificamente no ensino fundamental II (6° ao 9° ano). Dessa maneira, espera-se contribuir de forma pertinente para o processo de formação continuada dos professores de Geografia, dando ênfase ao ensino de geodiversidade, que desempenha importante papel na formação da cidadania e, por conseguinte, na consciência ambiental. Frente a isso, evidencia-se a relevância de ensinar geodiversidade, propiciando aprendizagens significativas. Tal perspectiva aponta para os próximos passos, a saber: (i) a elaboração e aplicação das sequências didáticas; e (ii) agrupar os dados coletados no guia.

Presidente - ***.207.634-** - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO - IFRN
Interna - 1975619 - MARIANNA FERNANDES MOREIRA