Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LEONE FACUNDO

DISCENTE : ANDRÉ LEONE FACUNDO
DATA : 07/06/2022
LOCAL: Videoconferência

LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: A PAISAGEM LOCAL COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM

Ensino Fundamental; Horizonte-CE; Livro Paradidático; Paisagem; Unidades Fitoecológicas.

A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local não são contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, a pesquisa em fase de realização objetiva produzir um livro paradidático para os Anos Finais do Ensino Fundamental acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas de Horizonte-Ceará. O percurso metodológico correspondeu a pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do ensino de Geografia, livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático. Os resultados desta investigação foram sistematizados no Relatório Técnico-Científico, no qual se apresenta o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta o produto, sendo este formatado na perspectiva de um livro paradidático designado “Conhecendo a paisagem das Unidades Fitoecológicas de Horizonte/CE”. Mediante o exposto, conclui-se que a abordagem sobre paisagem é um conteúdo que está inserido na Base Nacional Comum Curricular -BNCC, no Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC e nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN. Espera-se que o livro paradidático, em formato impresso ou digital, contribua para a aprendizagem sobre a paisagem das Unidades Fitoecológicas do município, servindo de referência para estudantes, professores e demais pessoas interessadas no assunto.

Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa ao Programa - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 08:37