Banca de DEFESA: ERIELSON MIRANDA PEREIRA

DISCENTE : ERIELSON MIRANDA PEREIRA
DATA : 21/06/2021

A TOPONÍMIA URBANA: UMA PROPOSTA DE MODELO PEDAGÓGICO PARA O ESTUDO DO LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Toponímia. Lugar. Geografia Escolar. Modelo Pedagógico.

O ato de nomear os lugares é próprio da existência humana. O simbolismo de nomeação dos lugares, se apresenta como uma maneira geográfica de vir a ser único na ocupação de determinado lugar. O nome de um lugar, não representa um ou outro nome. Todo nome preserva um motivo, uma motivação toponímica. Neste contexto, os estudos toponímicos vinculados ao ensino de Geografia no que tange ao conceito de lugar é uma proposta pedagógica interdisciplinar, inovadora e criativa, não que ainda não tenha sido aplicada. O objetivo principal deste produto é disponibilizar um Modelo Pedagógico para o ensino do lugar a partir de uma análise toponímica – estudo dos nomes próprios dos lugares, e os objetivos específicos são: discutir o ensino da toponímia a partir das diretrizes nacionais para a educação básica, destacando sua relevância no contexto da Geografia Escolar e construir um Modelo Pedagógico para o ensino da toponímia com orientações didático-pedagógicas para professores do Ensino Básico. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar sua abordagem na Geografia Escolar, produções contribuem nos estudos toponímicos e construção do Modelo Pedagógico. O campo de aplicação ocorreu no Centro de Ensino Médio Anjo da Guarda, escola localizada no bairro de mesmo nome no Município de São Luís – MA. A aplicação do Modelo Pedagógico deu-se por meio de uma sequência didática, visando o ensino do conceito de lugar através de uma abordagem dos topônimos de vivência dos alunos – a rua onde mora. Constatou-se que a aplicação do Modelo Pedagógico Proposto para o Ensino do Lugar através dos Topônimos possibilita para a Geografia Escolar uma possibilidade a ser seguida e adaptada para a utilização da toponímia na sala de aula além de potencializar uma reflexão mais crítica dos alunos.

Presidente - 1804195 - GLEYDSON PINHEIRO ALBANO
Interna - 042.855.476-86 - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU