A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DA PAISAGEM URBANA
Fotografia; Sequência Didática, Ensino de Geografia; Paisagem Urbana.
Esta pesquisa considera a Fotografia como uma linguagem a ser utilizada para o estudo da paisagem urbana de Macaíba/RN, no contexto de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem, a mobilizar experiências pedagógicas entre sujeitos escolares e uma cidade. Neste caminho, compreende a paisagem como um "recorte" que conforma o mundo exterior em um determinado espaço e tempo da nossa percepção, mobilizadora de experiências pedagógicas entre sujeitos escolares e a cidade, num diálogo permanente com o método fenomenológico. Para isso, produzimos uma sequência didática, produto desta proposta, entendendo-a como uma organização sistemática de atividades escolares em torno de um tema; realizando uma discussão acerca do que é e de como se estrutura. Autores como Calvino (1972), Hillman (1993), Cazetta e Oliveira (2013), Callai (2005), Cavalcanti (2002; 2013) Dantas (2011), Dardel (2011), Fernandez (2008; 2013), Larrosa (2017) e Barthes (1984), possibilitaram delimitar os caminhos que fundamentaram o percurso dessa prática educativa, ao discutir a relação entre a Fotografia e o Ensino de Geografia para o ensino e estudo da paisagem urbana. Por fim, a produção de imagens fotográficas do centro do município de Macaíba/RN, se tornou uma linguagem e recurso que compõem uma sequência didática, produto pensado para ser desenvolvido com turmas do Ensino Fundamental de 6° e 7° anos, para o estudo da cidade nas aulas de Geografia