SALA DE AULA INVERTIDA (SAI): PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Metodologia ativa de ensino e aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Ensino escolar de Geografia. Cartilha Didática.
No estágio atual da Globalização, as tecnologias da informação e da comunicação se fazem cada vez mais presentes no cotidiano de todos os agentes sociais. Na Educação, o processo de ensino e aprendizagem não deve ser mais realizado como outrora, por meio apenas de aula expositiva e recomendação de tarefa na perspectiva mnemônica. É pertinente que as tecnologias da informação e comunicação – TICs, sejam utilizadas para tornar o processo educacional dinâmico e contextualizado ao cotidiano dos agentes sociais envolvidos, possibilitando, assim, que os estudantes sejam protagonistas do processo, desenvolvido com a mediação do professor. Nesse sentido, focando no ensino de Geografia no Ensino Básico, objetivou-se discutir de forma analítica as contribuições das metodologias ativas de ensino e de aprendizagem em Geografia, seguida da elaboração de uma Cartilha Didática com orientações pertinentes à aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida (SAI) em processo educacional realizado na Educação Básica. Com o fundamento metodológico dos princípios da pesquisa qualitativa e aplicada, desenvolvemos o Relatório partindo de uma introdução com a sintetização do tema, apresentado de forma clara e contextualizada sobre os novos paradigmas da educação e do processo de ensino, justificando a abrangência da realidade abordada e investigada no estudo. Em seguida apresentamos a metodologia com sistematização metodológica, incluindo a elaboração da Cartilha Didática. No capítulo posterior refletimos teoricamente sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem em Geografia, com foco na SAI. Com essa caracterização, propomos o desenvolvimento de sequência didática em Geografia por meio da aplicação da SAI, a qual denominamos de SAIGEO. Assim, concluímos a pesquisa com resultados de reflexões teóricas e fundamentos que possibilitaram a proposição de estratégias e técnicas pedagógicas, elencadas também em Produto Educacional, que podem ser usadas pelo professor na sua prática, contribuindo para que os alunos possam compreender o raciocínio geográfico, com visão crítica sobre o seu espaço de vivência.