A ABORDAGEM DO CONCEITO DE LUGAR NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: uma proposta de abordagem do conceito de lugar no ensino de Geografia
livros, lugar, Geografia, sequência didática, ciência geográfica
Estudar as categorias geográficas é fundamental para compreensão da ciência geográfica. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas, importante que é o Lugar, analisando como essa categoria é abordada nos livros didáticos. A nossa pesquisa busca fazer levantamentos de como o conceito de lugar está sendo abordado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia para que só assim possamos produzir uma sequência didática mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa o lugar nas aulas de Geografia. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, a cerca do tema escolhido, com também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específico do ano 2020. Após análise dos livros de Geografia do 6º ano, elaboramos um questionário que está sendo aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Será feito um diagnóstico mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia, um material, ou seja, uma sequência didática que servirá de apoio na aula e no conteúdo sobre lugar. A pesquisa encontra-se em curso, e após todo o processo será produzido uma sequência didática, como já citada, que servirá de apoio nas aulas de Geografia.