MARGEO: UMA LINGUAGEM NO ESTUDO DA GEOPOLÍTICA NAS AULAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Geopolítica. Marvel Comic. Margeo. Geografia Escolar.
A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer: ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico; desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se um campo de estudo, nessa direção, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar? Como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN? As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de um guia de orientação para professores usarem HQ’s em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como SERRES (2013), que apresenta elementos contextuais para entendermos aspectos relacionados ao cenário da educação nos dias atuais; RAFFESTIN (1993), ANDRADE (1995), SOUZA (1995), HAESBAERTH (2004), SANTOS (1999), VESENTINI (2010), FONSECA (2017), CLAVAL (1979), CASTRO (2005), MELLO (1999) e COSTA (1992) abordam questões relativas ao território, à geografia política e a geopolítica, apresentando condições para o diálogo que sustenta teoricamente o trabalho. VERGUEIRO (2004), CAMPOS (2013), SILVA (2012), REZENDE (2009), CIRNE (2000), EISNER (1995), (RAMA e VERGUEIRO, 2006), PIRES (2005), FILHO (2017) e SOUZA (2019), são subsídios para contextualizar as Histórias em Quadrinhos, o surgimento da Marvel Comic nos Estados Unidos e no Brasil; e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de documentos como Plano Municipal de Educação, PCN’s, BNCC, Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Ainda foi realizado levantamento de informações nas escolas objeto de pesquisa, para coleta de dados sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, com observações das aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II, registros fotográficos e anotações em diário de campo. A partir daí, pudemos observar carências quanto aos recursos didáticos e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica; ratificamos a noção de que, ao longo do tempo as HQ’s se tornaram uma linguagem absorvida pelo público adolescente de estudantes, mas foi pouco utilizada no âmbito escolar, como estratégia para ensinar geografia nas séries finais do ensino fundamental II; pudemos propor “Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Geografia” como estratégia para ensinar geopolítica, realizamos uma oficina pedagógica, com atividades teóricas e práticas sobre as narrativas em Histórias em Quadrinhos da Marvel Comic, para, em seguida, os participantes criarem HQ’s com base nos conteúdos da Geopolítica trabalhados em sala de aula em interface com a realidade local, surgindo a MARGEO.