MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA PARA USO POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Ensino de Geografia. Avaliação da aprendizagem. Ensino Médio. Professor.
A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua característica política e pedagógica é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseado em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne ao ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017). A análise documental a partir da análise dos documentos curriculares em específico no que refere a indicação de conteúdos, de competências e habilidades propostos a Geografia ao Ensino Médio, a saber BNCC (2018) e a Coleção Escola Aprendente, CE (2008), pôr fim a pesquisa descritivo-exploratória para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa, refere o município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escola públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados pôde-se constatar que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia, reducionistas com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino da Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de orientações.