Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO RODRIGUES ROBERTO

DISCENTE : MARCELO RODRIGUES ROBERTO
DATA : 06/05/2019
LOCAL: Sala I 5, Setor II - UFRN - Natal/RN

O VÍDEO COMO LINGUAGEM NO ESTUDO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA: EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BAIRRO DO ALECRIM – NATAL/RN

Educação; Geografia; Paisagem; Linguagem videográfica; Imagem.

A paisagem é um dos conceitos fundamentais da geografia e também  presente em outras áreas de conhecimento, como a arquitetura e a arte, no que concerne a Educação trata-se de um conceito que está atrelado a vários conteúdos e temas sendo assim, ao longo da trajetória escolar, um termo de potencial desdobramento em outros sentidos e tende a inspirar diversas interpretações auxiliando na construção de saberes e conhecimentos. De outro lado, além das linguagens já usadas na escola como a escrita, a imagem, em especial a partir do uso da linguagem videográfica, passa a se destacar cada vez mais no cotidiano de alunos e professores principalmente por meio do acelerado avanço técnico que tem aproximado as sociedades, das classes mais pobres às mais ricas, sobretudo as populações jovens, de objetos que a não muito tempo atrás apenas a indústria audiovisual e grupos privilegiados socialmente entre as populações tinham acesso, ou seja, a linguagem videográfica por meio da popularização dos telefones celulares e câmeras digitais vêm transformando de que forma os hábitos, a cultura e sobretudo, os modos de aprender e ensinar tanto no espaço escolar como além dele? De que maneiras o professor de geografia pode utilizar esta linguagem para promover aprendizagens e orientar na construção de conhecimentos? Como a aprendizagem conceitual, em especial quanto à paisagem, pode ocorrer a partir do uso e de suas relações com a linguagem videográfica? Tomando por base esses questionamentos o presente trabalho vem expor um breve estudo a respeito do conceito de paisagem na geografia, do surgimento, presença e influência da linguagem videográfica na sociedade e em especial no seio educacional e como a referida linguagem foi utilizada em uma instituição pública de Ensino Médio na cidade de Natal/RN, a saber, o Instituto Padre Miguelinho, a partir de um breve estudo teórico, da execução de oficinas (aplicação prática) e do uso desta linguagem a partir de experimentações por grupos de alunos de uma classe da 3ª série desta instituição, em especial dando ênfase ao estudo das paisagens e aprendizagens fora do espaço escolar, a saber, o Alecrim, bairro antigo da cidade e onde se localiza a referida unidade escolar.

Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Interna - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS