Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEANE RICHELE DE MEDEIROS

DATA : 25/04/2019
LOCAL: Sala de vídeo conferência da SEDIS- CERES-UFRN

TESSITURAS E PERSPECTIVAS DO SABER RELIGIÃO NO ENSINO ESCOLAR DE GEOGRAFIA

Saber religião. Geografia escolar. Análises e estratégias metodológicas.

O ensino de Geografia busca constantemente promover a produção de conhecimentos e o debate acerca de diversos saberes, dentre estes o da religião. Entretanto, o saber religião não é destacadamente tratado em aulas de Geografia, enquanto fator importante para o entendimento da (re)organização do espaço geográfico. Assim, objetivamos apreender a abordagem do saber religião no ensino escolar de Geografia, propondo estratégias metodológicas para se trabalhar a relação entre espaço e religião. Toda a discussão que realizamos é fundamentada nos caminhos da interdisciplinaridade, considerando conhecimentos de outras disciplinas, como a História e a Sociologia. Dessa maneira, refletimos teoricamente sobre o saber religião em Geografia, atentando para a abordagem desse saber em livros didáticos utilizados pelos professores de Geografia do Ensino Médio das escolas públicas na cidade de Caicó. Outrossim, planejamos analisar a abordagem desse saber desenvolvida pelos  referidos professores de Geografia, por meio da realização de entrevistas com esses profissionais e de observações das suas aulas. Por fim, propomos estratégias metodológicas para se trabalhar o saber religião no ensino escolar de Geografia. Portanto, com o desenvolvimento desta pesquisa buscamos colaborar com a continuidade dos estudos acerca da Geografia da Religião, trazendo à tona reflexões, análises e estratégias metodológicas mirando o melhor entendimento desse saber na Geografia Escolar.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interno - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA