Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEICAO DA PAZ SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA CONCEICAO DA PAZ SILVA
DATA : 22/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório da Pós-graduação do CERES Campus de Caicó
TÍTULO:

PROPOSIÇÕES DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: A TEMÁTICA INDÍGENA NA GEOGRAFIA ESCOLAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Indígenas. Sequência didática.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

O ensino da Geografia, acompanhando a trajetória da Educação, absorve demandas propostas pelo sistema de ensino e pela sociedade, direta ou indiretamente, tornando necessário pensar e discutir sobre a inclusão, sistematização e operacionalização de temáticas que se evidenciam importantes, cuja inserção no currículo se efetiva por exigência da legislação vigente. Nessa tessitura, destaca-se a temática indígena, que embora já seja contemplada no currículo da disciplina Geografia, reivindica uma maior atenção, sobretudo na área das Ciências Humanas e Linguagens. Neste trabalho, buscou-se investigar como a temática indígena se insere no ensino da disciplina Geografia no Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa realizada objetivou analisar o contexto no qual a temática em pauta se inseriu como tópico de conteúdo da disciplina Geografia; evidenciar os principais marcos normativos da Educação brasileira - LDB, PCNs, BNCC, bem como o novo Documento Curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Norte e os editais do PNLD antes e depois da promulgação da Lei 11.645/2008; examinar as coleções de Geografia aprovadas no edital do PNLD 2018, verificando o conteúdo dos livros a luz dos critérios de avaliação do referido edital, e elaborar proposições de sequências didáticas, contemplando a temática indígena, voltadas para o ensino de Geografia no Ensino Médio, sendo este material didático o produto resultante desse esforço de produção técnica e intelectual. Portanto, os resultados desse itinerário de pesquisa estão expostos no Relatório Técnico-Científico e no material didático textual, em anexo, o qual sistematiza uma visão da temática indígena para além do livro didático, sugerindo sequências didáticas que podem ser adaptadas pelo professor no decurso de sua práxis. A Geografia visa a compreensão das transformações do espaço geográfico como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Sendo assim, se destaca como uma disciplina que tem amplo potencial para o ensino da temática indígena, discutindo aspectos de diferentes naturezas, desde subtemas que versam sobre etnia, distribuição no território, demarcação de terras, relação com o meio, modo de vida, bem como os processos conflituosos envolvidos na luta pela terra e na reivindicação de seus direitos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2432663 - HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Externa à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRINO - UERN
Notícia cadastrada em: 07/03/2019 11:25
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