O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA DE PARNAMIRIM - RN
PNLD, Mercado de Livro Didático; Ensino de Geografia; Ensino básico; Parnamirim-RN.
Este trabalho versa sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o mercado do livro didático no Brasil, trazendo reflexões sobre a importância do PNLD e sua inserção na Política Nacional de Educação, suas bases pretéritas, o mercado editorial e os sujeitos envolvidos no processo de escolha do livro didático. Além desse aspecto, buscou-se evidenciar a influência do PNLD no ensino de Geografia na rede pública do município de Parnamirim (RN). Nessa perspectiva surge a seguinte questão: como o processo de escolha do livro didático é influenciado pelo mercado editorial e como ele afeta o ensino da rede básica de Parnamirim (RN)? O objetivo geral consiste em analisar o processo de escolha do livro didático na rede básica de Parnamirim (RN) e investigar a influência desse recurso sobre o ensino de Geografia no município. O desenvolvimento do projeto esteve apoiado na pesquisa documental e bibliográfica, além da pesquisa empírica, com levantamento de informações nas escolas e aplicação de entrevistas com os docentes e discentes. Sobre o livro didático e o processo de escolha do mesmonos aportamos nas ideias de Maciel (2016), Lajoro (1996), Schäffer (2003), Bittencourt (1993), Choppin (2004), Vasconcelos e Souto (2003), Sposito (2006), Wille e Braga (2010), Val (2004),Razzini (2010), Santos (2006), Santos (2016), Romanatto (2009), Silva (1992). Para a compreensão do mercado do livro didático usamos como referência Cassiano (2004, 2005 e 2007), Warde (2011), Silva (2012), Munakata (2012 e 2016), Mello (2012), Marx (1971 e 1968). Sobre o ensino utilizamos autores como Ponthuschka, Paganelli e Cacete (2007), Libâneo (1991,1994 e 2012), Nuñez, Ramalho, Silva e Campos, (2009). Para falar sobre ensino e LD, usamos Cavalcanti (2010),Pires (2009), Pina (2009). Os resultados da pesquisa apontam alguns problemas no que se refere ao processo de escolha do livro didático na rede básica pública de Parnamirim (RN), já que constatamos que o mesmo sofre forte influência do mercado editorial, uma vez que, a prática de escolha é mediada pelos representantes das grandes editoras, condições que afetam diretamente, o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, as práticas de planejamentos dos professores, limitam-se em gerais, ao uso dos capítulos do LD adotado, tornando o ensino ainda mais enciclopédico, conteudista. Ademias, ficou constato por parte dos alunos algumas falhas conceituais, linguísticas nos LDs, que também afetam o ensino, por dificultarem o entendimento, assim, cabendo reflexões sobre todos esses pontos.