JOGAR, BRINCAR E APRENDER: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA SER UTILIZADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Jogo, Geografia, Ação, Ensino, Aprendizado.
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar um jogo denominado Geografia, Imagem e Ação e sua contribuição para as aulas de Geografia. O jogo surgiu a partir da necessidade de se utilizar metodologias diversas na sala de aula e, desta maneira, contribuir para o ensino de conteúdos geográficos. O arcabouço teórico parte de um levantamento histórico sobre a utilização dos jogos ao longo dos anos, além de seus aspectos positivos para a construção de um produto que esteja voltado exclusivamente para ser aplicado nas aulas de Geografia. No que se refere a metodologia, o jogo foi construído a partir de três aplicações em momentos distintos e com três turmas do sexto ano. Além da aplicação de um questionário avaliativo sobre o jogo, o mesmo foi realizado em uma escola privada do município de Parnamirim (RN). Acredita-se que ao final da experiência o jogo construído se revele como uma ferramenta de auxílio permanente aos professores de Geografia, na medida em que os alunos vão poder exercitar o que aprenderam sobre os principais assuntos que estudaram, entre eles os conceitos de Lugar, Paisagem, Espaço, Geografia, Geologia e Geomorfologia; contribuindo para a fixação dos conteúdos previamente estudados.