Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS GOMES DA SILVA

LOCAL: Auditório do Departamento do Geografia/CCHLA/Natal

GEOZINE: LINGUAGEM PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE REGIÃONA GEOGRAFIA ESCOLAR

Região. Geozine. Linguagem. Metodologia. Geografia escolar. Ensino

Esta dissertação tem como temática a linguagem no ensino de Geografia. Surge da seguinte problemática: quais as concepções teórico-metodológicas relacionadas à região que estão presentes no ensino de Geografia? Como o Geozine pode se constituir um suporte de combinações de linguagens diversas para o ensino de região, articulando diferentes escalas espaciais? As questões apresentadas nos conduzem a compreender o ensino do conteúdo de região, no âmbito do 7º ano, considerando o uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente, realizou-se pesquisa exploratória em documentos como Projetos Políticos Pedagógicos-PPP, Regimentos Escolares-RE e o livro didático de Geografia utilizado nas escolas; fizemos observações e registros das aulas dos professores que ministram a disciplina de Geografia no 7º ano sobre o conteúdo regional com o propósito de identificar como se dá o uso das linguagens no ensino de região. A partir dessa exploração, verificamos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas e situar o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia. Para dá consistência teórica ao trabalho foram importantes as contribuições de Deleuze e Guatarri (2001) e Vygotsky (1998) sobre conceito e sua formação na mente humana; a dimensão do conceito de região na ciência geográfica e a relação com o ensino na escola a partir de Cavalcanti (1998) e Couto (2006), Magalhães (2013) sobre os fanzines; Mikhail Bakhtin (1981), Chauí (2001) na discussão sobre linguagem; e Costa (1971 e 1972) e os seus estudos sobre a linguagem didática, e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) na perspectiva do uso das linguagens na Geografia escolar; Oliveira Junior (2017) e Ferraz (2017) no entendimento de Geografia a partir das linguagens como possibilidade de refletir o espaço geográfico .

Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA