Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO

DATA : 16/01/2018

LOCAL: Laboratório de Práticas Pedagógicas/Prédio de Pós-Graduação do CERES

TÍTULO: O CONTEÚDO DE ENERGIA EÓLICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia, Livro didático, Conteúdos, Energia Eólica.

No âmbito da geografia escolar, o conteúdo energia eólica se destaca na compreensão da sua necessidade como fonte de energia, sua importância para vida em sociedade e para as atividades humanas, possuindo forte relação com o espaço geográfico. Dentro da perspectiva espacial, este conteúdo está relacionado com diferentes aspectos da realidade – economia, política, ambiente, sociedade, cultura, etc. Situar este conteúdo na perspectiva espacial e trabalhando sua espacialidade, suas implicações socioambientais e suas relações com as dimensões da realidade, resultará na compreensão deste como inerente no entendimento do espaço geográfico. Diante disso, esta pesquisa propôs como objetivo analisar o conteúdo da energia eólica e seu desenvolvimento no ensino de geografia. Entender como se apresenta este conteúdo no ensino de geografia, a relação entre o professor e este conteúdo, e este com relações intensas com a metodologia e os recursos de ensino, justifica-se como a contribuição que a pesquisa poderá trazer para a compreensão das relações que envolvem estes variados elementos do processo de ensino. O percurso metodológico se deu inicialmente com o levantamento bibliográfico, seguido da análise do conteúdo de energia eólica presente nos livros didáticos e aplicação de questionário com professores de geografia. Apesar da importância da energia eólica enquanto atividade econômica em expansão, sua abordagem na geografia escolar ainda possui lacunas em não apresentar sua espacialidade e seus impactos socioambientais, cruciais para entendê-lo dentro da perspectiva geográfica. O conteúdo de energia eólica presente em livros didáticos atuais também necessitam de complementação, principalmente no que se refere à materiais que foquem este tema na perspectiva geográfica, principalmente outros recursos de ensino, como paradidáticos, mapas, e jogos, além de novas metodologias.

Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Interno - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO
Externo à Instituição - MANOEL CIRICIO PEREIRA NETO - UERN

Notícia cadastrada em: 12/01/2018 09:23