Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISÉS GOMES ADVÍNCULA JÚNIOR

DISCENTE : MOISÉS GOMES ADVÍNCULA JÚNIOR
DATA : 11/12/2017
LOCAL: Sala I5, Setor II, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma análise das práticas pedagógicas dos professores de Geografia no 6º ano do ensino fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN.

Paisagem - Ensino - Geografia

A Geografia tem na paisagem um de seus conceitos fundamentais. É com a paisagem geográfica que o professor pode elaborar estratégias de ensino, levantar hipóteses a partir do que é observado, investigar situações dentro de contexto próximo as vivências dos alunos, refletir sobre problemas e buscar soluções se configuram algumas possibilidades para conduzir a montagem do planejamento e a execução de uma matriz curricular. Podemos observar que o entorno da escola, a rua, o bairro ou mesmo a própria cidade podem se constituir campos de experimentação para o ensino de geografia e a exploração do conceito de paisagem. Considerando tais observações, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino do conceito de paisagem no ensino de Geografia, considerando a perspectiva do lugar de vivência dos alunos no 6º ano do ensino fundamental, em escolas públicas do município de São Paulo do Potengi/RN. A problemática que norteia a nossa temática e que orientará o nosso estudo está ligada à necessidade de se conhecer como os professores trabalham o conceito paisagem no 6º ano do ensino fundamental, mais especificamente as paisagens dos lugares de vivência dos alunos. A investigação sobre as práticas pedagógicas dos professores no que diz respeito o ensino de paisagem na perspectiva do lugar de vivência dos alunos no ensino de Geografia proposta nessa pesquisa, constitui-se numa contribuição importante para o debate e para o ensino. A abordagem do conceito de paisagem na construção do ensino e aprendizagem de Geografia é fundamental para a objetividade da aula de Geografia e representa um tema/problema que vem requerendo novas compreensões e proposições.

Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/12/2017 15:02