Banca de DEFESA: ELISABETH CRISTINA DANTAS DE ARAÚJO

DISCENTE : ELISABETH CRISTINA DANTAS DE ARAÚJO
DATA : 23/11/2017
LOCAL: Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS)

A CONSTRUÇÃO DO JOGO "EXPLORANDO A PAISAGEM": CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.

Alfabetização Cartográfica; Paisagem; Aprendizagem Significativa; Inteligências Múltiplas; Jogos no Ensino de Geografia.

O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, acreditamos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, esperamos que o jogo possa ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.

Presidente - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo ao Programa - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO