Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO MARCOS GOMES DA SILVA

DISCENTE : ANTONIO MARCOS GOMES DA SILVA
DATA : 05/12/2017
LOCAL: Auditório do Departamento do Geografia/CCHLA/Natal

O CONTEÚDO CONCEITUAL GEOGRÁFICO DE REGIÃO NA ESCOLA E O ENTRELAÇAMENTO COM A METODOLOGIA DO GEOZINE

Conceito. Região. Linguagem. Ensino. Geozine.

Este trabalho tem por tema o conteúdo conceitual de região. Das reflexões sobre os conteúdos da Geografia escolar, metodologia, recurso didático, surge o seguinte problema de pesquisa: como ocorre o ensino do conteúdo conceitual de região no 7º ano do Ensino Fundamental II, considerando a abordagem didático-pedagógica realizada pelo professor de Geografia? O objetivo consiste em analisar o ensino do conceito de região considerando a abordagem didático-pedagógica pelo professor de Geografia e propor o uso da linguagem do Geozine como ferramenta metodológica. A pesquisa acontecerá nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Juazeiro do Norte-CE. Trata-se de uma pesquisa etnográfica em educação com base em André (1995) com observação participante, entrevista e análise documental. São apresentadas as ideias de Guatarri e Deleuze (2001) e Lefebvre (1991), sobre conceito; Corrêa (1990), Frémont (1980), Gomes (1995) e Souza (2013), em relação ao conceito de região na Geografia; Luckesi e Passos (1991), sobre o conceito e a sua interface na escola; Filizola (2009), Cano e Pereira (2012), discutindo o conceito de região na Geografia escolar; Apple (2000), sobre o currículo; e Ponthuschka, Paganelli e Cacete (2007), relacionado ao uso das linguagens. Os resultados iniciais apontam que as metodologias dos professores estão concentradas a partir do livro didático de Geografia sem o uso das linguagens didáticas o que gera a não interação propositiva dos alunos. A linguagem do Geozine por combinar linguagens diversas se apresenta como um caminho para ensinar o conteúdo conceitual de região.

Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA