Banca de DEFESA: LUCIANO DA SILVA REIS

DISCENTE : LUCIANO DA SILVA REIS
DATA : 22/11/2017
LOCAL: Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da UFRN

A PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ABORDANDO O CONCEITO DE LUGAR

Ensino de Geografia. Metodologia. Produção Videográfica. Lugar.

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracteriza a sociedade desde as duas últimas décadas do século XX e tem influenciado em diversas áreas, dentre elas a Educação. No âmbito desta, são vários os cenários de transformação que afetam o processo de ensino e aprendizagem repercutindo sobre o docente, o aluno, os recursos e materiais didáticos, a metodologia de ensino, entre outros. Inserido neste cenário encontra-se o Ensino de Geografia, o que tem instigado estudos em várias perspectivas, dentre as quais, as metodologias de ensino. Com base nesses pressupostos desenvolveu-se uma pesquisa sobre o tema produção videográfica como metodologia para o Ensino de Geografia, tendo a percepção dos lugares dos alunos no espaço escolar e o ensino do conceito de lugar como focos da abordagem. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de produção videográfica sobre o lugar, no âmbito da Geografia do Ensino Fundamental II, e como objetivos específicos: identificar as percepções dos alunos acerca da realidade encontrada nos lugares de vivência na escola, e explicar a mediação didática na produção videográfica sobre o lugar a partir da percepção/vivência do aluno no espaço escolar e da organização didático-pedagógica do professor. Metodologicamente, realizou-se pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar e como é tratado no Ensino de Geografia; o livro didático e suas implicações para a aprendizagem e para a docência no que concerne ao conceito de lugar; e a produção videográfica enquanto estratégia ou recurso metodológico que se acrescente aos habitualmente utilizados como o livro didático. Procedeu-se com uma pesquisa exploratória visando analisar como se apresentam as abordagens ao conceito de lugar nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Fundamental II. O método qualitativo foi utilizado apoiando-se em um formulário especificamente elaborado com enquetes que objetivaram verificar como o conceito de lugar perpassa os conteúdos e recursos destes livros didáticos. A  pesquisa de campo ocorreu por meio de observação participante e entrevistas com os alunos da Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Souza Silva Lima. A produção videográfica realizada pelos alunos com a mediação didática do professor, ocorreu a partir das seguintes etapas: planejamento, na qual foi definido o percurso metodológico e o cronograma da produção videográfica, além da escolha dos alunos que fizeram parte da equipe de produção do vídeo; pré-produção, na qual este professor pesquisador procedeu como mediador das devidas orientações e preparação dos alunos e do roteiro do vídeo dentro do tema proposto; produção, na qual ocorreram as captações de imagens, áudios e vídeos necessários ao cumprimento do roteiro; e pós-produção, direcionada para a edição do vídeo. Ao longo das fases de construção do produto (vídeo) desta pesquisa com os alunos, a mediação docente proporcionou novas possibilidades para as escolhas didático-pedagógicas para o ensino do conceito de lugar; e foi essencial para aproximação deste conceito às percepções dos alunos acerca dos lugares de suas vivências na escola. Constatou-se que a aplicação do uso da linguagem audiovisual para o Ensino de Geografia possibilita um envolvimento mais intenso entre conceitos geográficos e a realidade vivenciada; além da potencialização da imaginação e da reflexão crítica nos alunos, o que conduzirá a melhor compreensão dos conteúdos da disciplina dispostos nos livros didáticos.

Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo ao Programa - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO - UFPI