A PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: ABORDANDO O CONCEITO DE LUGAR
Ensino de Geografia. Metodologia. Produção Videográfica. Lugar.
O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) caracterizam a sociedade desde as duas últimas décadas do século XX, e tem influenciado em diversas áreas, dentre elas a Educação. Inserido neste cenário encontra-se o Ensino de Geografia, o que tem instigado estudos em diferentes perspectivas, dentre as quais, as metodologias de ensino. Com base nesses pressupostos encontra-se em processo de desenvolvimento uma pesquisa sobre o tema produção audiovisual como metodologia para o Ensino de Geografia, tendo o conceito de lugar como foco desta abordagem, que objetiva, de modo geral, compreender a produção audiovisual (vídeo) para ensinar sobre o lugar, no âmbito da Geografia do Ensino Fundamental II, e, de forma especifica, analisar o livro didático quanto ao conteúdo de lugar e suas limitações para a aprendizagem do aluno e para o ensino pelo professor; explicar a mediação didática na produção videográfica sobre o lugar a partir da percepção/vivência do aluno e organização didático-pedagógica do professor.