Banca de DEFESA: DESIDÉRIO GARCIA SANTOS

DISCENTE : DESIDÉRIO GARCIA SANTOS
DATA : 21/06/2017
LOCAL: Laboratório de Geografia Física do CCHLA da UFRN, Natal – RN.

Produção do Livro Paradidático “Grandes Reservatórios do Seridó Potiguar”

Livro Paradidático; Seridó Potiguar; Grandes Reservatórios.

O presente trabalho se empenhou na produção do livro paradidático intitulado “Grandes reservatórios do Seridó Potiguar”. De modo geral, este estudo objetivou elaborar um material textual (livro paradidático), voltado aos estudantes de geografia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, acerca dos grandes reservatórios artificiais do Seridó Potiguar e do município de Jucurutu, abordando sua importância no âmbito da disciplina de Geografia. De maneira específica, o presente estudo teve por escopo: elaborar uma síntese histórica da construção dos maiores reservatórios do Seridó Potiguar; descrever as principais características socioambientais do Seridó Potiguar, relacionando com a construção dos reservatórios artificiais nessa região, e caracterizar os maiores reservatórios artificiais e seus usos. O livro está estruturado com uma introdução e cinco capítulos, um para cada reservatório em estudo. A introdução discute as características geográficas do Seridó Potiguar; o primeiro capítulo versa sobre o açude Itans; o segundo capítulo sobre o Gargalheiras; o terceiro sobre o Açude Santo Antônio (Sabugi); o quarto sobre a Barragem de Boqueirão de Parelhas e o quinto sobre a Barragem de Oiticica, que se encontra em fase de construção. Durante a escrita dos referidos capítulos, buscou-se uma linguagem mais acessível ao público alvo (alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio), transformando linguagens técnicas e acadêmicas de livros, relatórios, dissertações e outros textos em uma linguagem didática e adequada ao nível de ensino ao qual se direciona este material. O contexto atual vivido pela região semiárida brasileira, especificamente pelo o Seridó norte-rio-grandense, de crise no abastecimento de água devido à estiagem que assola esse espaço desde o ano de 2012 até 2017, torna evidente a importância que a temática Recursos Hídricos (Grandes Reservatório) assume nas vivências dos alunos, afetando diretamente o cotidiano dos mesmos. Assim, o livro aproxima os discentes desse conteúdo geográfico vivenciado dia-a-dia, bem como contribui para a ciência geográfica e para o desenvolvimento do ensino de geografia no âmbito do estado do Rio Grande do Norte.Produção do Livro Paradidático “Os Maiores Reservatórios do Seridó Potiguar”

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI