Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE : ROBERTO JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 19/12/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SUAS REPERCUSSÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ELEMENTOS PARA SE PENSAR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO.

Docência; Geografia; Avaliação; ENEM

Pensar em avaliação no Ensino de Geografia também é pensar a docência e seus contextos socioeducativos, o que inclui considerar o espaço e a cultura escolar, o tempo e os sujeitos envolvidos nessa tessitura. A partir dos estudos sobre a prática docente e a avaliação da aprendizagem, o presente trabalho objetiva analisar as implicações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas metodologias de avaliação utilizadas por professores de Geografia, em turmas concluintes do Ensino Médio, de escolas públicas de Natal-RN. Para isso, o trabalho se fundamenta teoricamente em autores que estão na interface entre a Geografia, o ensino e a educação, a exemplo de estudiosos como Morin (2014), Santos (2006), Vesentini (2009/2013), Tardif (2002), Schön (1995), Ramalho; Núñez (2011), Luckesi (2011) e Hoffman (2003). O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória realizada em cinco escolas públicas de Natal-RN, com participação de 5 professores de Geografia e 196 estudantes concluintes do Ensino Médio. Metodologicamente foi realizado levantamento de dados nos microdados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e, para a definição do recorte empírico, foi utilizada a técnica da amostragem probabilística para escolha das escolas pesquisadas. Utilizamos a abordagem qualitativa para a coleta e tratamento dos dados, obtidos por meio de observação participante; uso de diário de campo; questionários aplicados com estudantes; entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia; coleta e análise documental. O contato com o espaço escolar e os resultados preliminares obtidos com a pesquisa tem mostrado que, a partir dos direcionamentos propostos pelo Novo ENEM, é possível se pensar em metodologias e estratégias de avaliação mais contextualizadas com a realidade vivida nas escolas públicas. Preliminarmente, pode-se constatar que existem desafios a serem superados entre o que se propõe no Novo ENEM, em termos de avaliação da aprendizagem, e o que foi constatado e exposto pelos professores das escolas públicas pesquisadas. Portanto, pensamos que ações pedagógicas e de pesquisas que busquem investigar os processos de avaliação no Ensino de Geografia são relevantes, pois, podem contribuir para reflexão crítica sobre o ensino e direcionam/sensibilizam para um processo formativo mais significativo de construção do conhecimento geográfico nas escolas de Educação Básica.

Presidente - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Externo ao Programa - 1530760 - RAIMUNDO NONATO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 08/12/2016 09:29