ENSINAR GEOGRAFIA: CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
ensino de Geografia; tipologia dos conteúdos, estratégias didáticas.
Partimos da perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, ao destacarem que uma das limitações do ensino de Geografia é centrar-se excessivamente nos conteúdos conceituais, muitas vezes abstratos, de tal forma que acabam gerando o desinteresse dos alunos. O documento chama a atenção para a necessidade de ensinar, além dos conteúdos conceituais, procedimentos e atitudes, numa lógica de Educação e de ensino de Geografia que promova a formação integral de modo a contribuir para a consciência crítica e o desenvolvimento da cidadania. Nesse contexto, investigamos algumas escolas estaduais de Natal, utilizando-nos de entrevistas e questionários, com o intuito de conhecer a diversidade de situações desses espaços e compreender a realidade e as práticas dos professores de Geografia. Nosso objetivo é o de que ao final desse diagnóstico possamos apresentar algumas estratégias metodológicas utilizadas no ensino de Geografia, capazes de contribuir para o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; conforme recomendam os PCNs.