ENSINAR GEOGRAFIA: CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS
ENSINO DE GEOGRAFIA
O ensino de Geografia caminha por uma série de desafios para fazer cumprir o seu objetivo de proporcionar a compreensão da dinâmica do espaço geográfico e projetar ações cidadãs a partir desse saber. Os desafios vão desde os conflitos da própria ciência, como também do contexto escolar, e dos sujeitos envolvidos (alunos e professores), entre tantos outros. Ensinar não é uma tarefa fácil, a caminhada é conflitiva, muitas vezes é preciso, como disse Perrenoud (2001): “agir na urgência, decidir na incerteza”; e nem sempre estamos preparados. Na verdade, a nossa preparação é contínua e se completa com a prática do dia a dia. Algumas questões estão sempre presentes quando pensamos o ensino de qualquer disciplina escolar, elas são base para a reflexão do ensino de Geografia, e frequentes também na prática dos professores. Quantas vezes, no exercício da docência já nos perguntamos: O que ensinar? E como ensinar? Talvez essas sejam as questões primeiras e mais comuns de serem feitas pelos professores. Então qual a razão de insistir em um tema já tão discutido? Será que até então não houve quem respondesse esses questionamentos? Na verdade, sim, muitos estudiosos, professores já responderam, há inclusive, diversos trabalhos que apresentam opiniões diferentes sobre os conteúdos a serem ensinados em Geografia, além de metodologias interessantes que facilitam o aprendizado desses conteúdos e nos esclarece como ensinar. Porém, os contextos são variados, os agentes envolvidos são diversos, os ambientes onde se estabelece as relações de aprendizagem são particulares, cada escola, cada turma, cada professor, nos fornece um mundo de possibilidades para entender o que ensinar e como ensinar. Por isso, ainda é importante insistir no tema, até porque, o que aprendemos com uma ou outra experiência em realidades distintas, pode nos servir ou não, é preciso experimentar na prática, e se tratando da diversidade da sala de aula toda nova experiência é enriquecedora. Desse modo, um dos nossos objetivos também é enriquecer a prática dos professores de Geografia, a partir da partilha de experiências. O trabalho que propomos, 5 parte da perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, que fornece uma proposta para nossa primeira questão: o que ensinar. O documento, chama a atenção para a necessidade de ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A ideia de conteúdos aí não é restrita a listagem dos temas que devem ser ensinados em Geografia, mas sim a tudo aquilo que se deve aprender, tanto em termos cognitivos, quanto em relação ao desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a formação do estudante que atenda as competências que lhes são exigidas na vida em sociedade. Pois bem, esse será o nosso ponto de partida para investigar as diferentes experiências no ensino dessa disciplina, ou seja, buscamos nas experiências dos professores uma resposta ou na verdade, diferentes possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Assim, o desafio desse trabalho é pensar sobre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes em Geografia atrelando as recomendações do PCN às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal/RN. Considerando que os PCNs para o Ensino Fundamental sugerem que na prática de ensino seja dada importância para a aprendizagem desses variados tipos de conteúdos, e que esse documento é uma referência nacional, como o professor pode atender a essa proposta na prática de ensino de Geografia? Que estratégias podem ser utilizadas para ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em Geografia? Quais estratégias utilizadas pelos professores de geografia das escolas públicas de Natal contribuem para o ensino desses conteúdos, conforme sugere os PCNs? Os PCNs ainda é nosso documento base1 e traz propostas importantes para o ensino de Geografia, que assim como outras disciplinas escolares mantêm, muitas vezes, o foco do ensino nos conteúdos conceituais, cumprindo a lógica da escola que trabalha para acumular saberes. A proposta desse documento é de que o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes venha justamente demonstrar a importância de ir além do saber teórico, mas também inclua o aprender de habilidades e atitudes na escola.
Alguns autores como Zabala e Arnau (2010) e Perrenoud (2013) discutem como esses três conteúdos aprendidos em conjunto contribuem para o desenvolvimento de competências na escola, o que seria uma importante alternativa para a melhoria da qualidade do ensino, dando um sentido mais prático ao que se aprende. Embora se reconheça a importância do ensino desses três elementos (conceitos, procedimentos e atitudes), muitas vezes não sabemos como fazer isso, como ensinar para atender a essa demanda. Por isso, a importância desse trabalho, que objetiva apresentar estratégias metodológicas utilizadas no ensino de Geografia que podem contribuir para o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A partir desse objetivo, pretende-se inicialmente caracterizar o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas estaduais de Natal (RN); identificar na prática dos professores, estratégias metodológicas que fazem relação às recomendações dos PCNs, no que diz respeito ao ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; e por fim, sistematizar as propostas metodológicas observadas estabelecendo possíveis correlações com a proposta de ensino voltada para o desenvolvimento de competências. Para entender as estratégias que esses professores usam, é importante entender que condições lhe são dadas, ou seja, qual o contexto da escola onde trabalha. Por isso, será feita uma breve descrição das escolas pesquisadas, especialmente quanto às suas dificuldades e potencialidades. Na sequência, expomos o que professor pensa sobre o ensino de Geografia e que estratégias e recursos didáticos fazem parte da sua prática, segundo as informações que ele mesmo dispôs a partir de questionários. Num segundo momento, serão expostos os aspectos da prática desses professores, não somente a partir do que eles dizem, mas também, da observação e do acompanhamento das suas aulas, para que seja possível identificar no dia a dia da sala de aula estratégias que contribuem para aprendizagem desses conteúdos, no contexto de cada realidade observada. Por fim, haverá a sistematização das ações desses professores em propostas metodológicas voltadas para o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes de modo que possam colaborar para a prática de outros professores que tenham interesse no tema, além disso, nessa etapa final será feita uma correlação dessas práticas com a proposta de ensino voltada para o desenvolvimento de competências, que também é uma orientação dos documentos que norteiam a educação básica, e que está, segundo alguns estudiosos, 7 diretamente associada ao aprendizado de conceitos, habilidades e atitudes de modo integrado. Desse modo, para alcançarmos esses objetivos foi necessário inicialmente o estudo dos PCNs e a análise de bibliografia sobre o tema. Entretanto, para a efetivação desses resultados, alguns dados somente poderão ser obtidos nas escolas, com seus professores(as). Por isso, foi necessário, em princípio, um levantamento das escolas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental (anos finais) em Natal, para a realização de questionários com os professores e entrevistas com a equipe gestora dessas instituições, afim de alicerçar a primeira parte da nossa discussão, apresentada logo no primeiro capítulo por meio de gráficos. A base metodológica para o desenvolvimento da segunda parte deste trabalho, descrita anteriormente, que se concentra na prática dos professores, ainda está em andamento, que consiste no acompanhamento periódico a alguns desses professores em seus ambientes de trabalho, observando as diversidades de situações e contextos em que atuam, na busca de identificar experiências diversas no ensino de Geografia e práticas metodológicas que contribuem para a lógica de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. Assim, como a etapa anterior, a etapa final, que consiste na sistematização das propostas metodológicas observadas, também está em andamento, e só é possível de ser realizada a partir do acompanhamento semanal destes professores, que dará condições para sistematizar propostas de ensino com base nas experiências desses profissionais associando-as a referências teóricas, o que resultará num conjunto de sugestões para outros professores que se interessam pela temática.