STOP MOTION EM SALA DE AULA: EFEITO DA PRODUÇÃO NO ENSINO DE ARTES
Stop Motion, Ensino de Artes, Prática docente.
A presente pesquisa tem por objetivo principal apresentaruma ação pedagógica sobre uma atividade de animação cinematográfica exposta no livro didático de artes visuais, que foi adaptada ao contexto dos discentes e com a participação dos mesmos. A proposta foi realizada em uma escola da rede pública do município de São Gonçalo do Amarante no RN, em uma turma do ensino fundamental (anos finais). Buscou-se o enfoque sobre a distância entre muitas propostas do livro didático e a realidade do professor, ao mesmo tempo em que, dentro das possibilidades, buscou-se compreender que desafios, conexões e contribuições para o ensino da arte e seus conteúdos, a técnica de stop motion trouxe para a aula de artes visuais. A pesquisa apresenta a prática pedagógica que envolveu o ensino da técnica do Stop Motion (categoria e gênero de animação), seguido de análise sobre os desafios do processo e objetivos alcançados. Para isso, o primeiro percurso da investigação foi rever bibliografias de autores como Purves (2011) e Shaw (2012) sobre stop motion, logo, aprofunda-se em análise de artigos sobre o assunto stop motion como forma de ensino, nos últimos cinco anos, por meio do método de comparação de John Stuart Mill (apud PERISSINOTTO, 2013). E por último, revisita os trabalhos científicos os quais utilizam o stop motion no processo de ensino e aprendizagem em arte, por meio de Pereira (2020), Guimarães (2012) e Ribeiro (2009), antes de adentra efetivamente no relato pedagógico do qual esta pesquisa se desdobra, na metodologia pautada em Falkembach (1987) no diário de bordo.