Banca de DEFESA: BARBARA GRACE TINÔCO

DISCENTE : BARBARA GRACE TINÔCO
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Online

O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas

Tecnologia; Educação musical; TICs.

Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.

Presidente - 2669418 - CAROLINA CHAVES GOMES
Externo à Instituição - JUCIANE ARALDI BELTRAME - UFPB