Banca de DEFESA: ROSINEIDE SOARES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSINEIDE SOARES SILVA
DATA : 15/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto (via Google Meet)
TÍTULO:

Com quais diálogos se faz uma performance na EJA?


PALAVRAS-CHAVES:

diálogo; ensino de artes visuais; performance; educação de jovens e adultos.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Esta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como
objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos
de vidas discentes, a pesquisa objetivaanalisar, identificar e compreender o processo de
criação da performance em Artes Visuais, realizado por estudantes da Educação de Jovens e
Adultos-EJA, mediado por caminhos dialógicos. Ela se insere no âmbito da Educação de
Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal
localizadaemNatal/RN.Metodologicamenteembasa-senapesquisaqualitativana
perspectiva da A/r/tografia, como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico,
pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica fazelo com a concepção
teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larrosa (2015); a Pedagogia
Freiriana (1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) sob o viés da dialógica; a Abordagem
Triangular sistematizada por Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); as especificidades
e possibilidades da Performance nas Artes Visuais, conforme Melim (2008) e Barbosa E.
(2018); para abordar aspectos da EJA, Arroyio (2017); O aporte artístico das ações
performáticas ancora-se no Parangolé de Hélio Oiticica, de acordoFavaretto (2015) e Waly
(2015), dentre outros autores. Apreendemos com esta investigação que o processo de
construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida
discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos
sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta aos diálogos
corpocomocampodeexperiência,estéticadocotidiano,contextospropositores,
materialidade/processos de criação e mediação pedagógica,levando a uma experiência
estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção
do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática,
perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e
Adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externo à Instituição - EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA - UFPE
Presidente - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 18:14
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