Banca de DEFESA: ILTON LUIZ FONSECA DE OLIVEIRA

DATA : 03/04/2023
LOCAL: sala remota

Fotoperfomance: Intervindo no Cotidiano

Fotoperformance; Sequência Didática; Contextualização; Ensino Médio; Ação Pedagógica.

O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.

Externo à Instituição - EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA - UFPE
Externa ao Programa - 2145914 - LAIS GUARALDO - nullPresidente - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 12:21