Música na Escola Básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
Ensino-aprendizagem; Educação Musical; Educação Básica; Flauta doce; Musicalização.
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e
performar na Oficina de Musicalizaçãoatravésda flauta doce da Escola Municipal Professor
Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo dedistanciamento físico. Oobjetivo
geral é expor, refletir, analisar e discutir as experiências relacionadas à aprendizagem musical
querefletemnaformaçãohumana.Trata-sedeumainvestigaçãoavaliativados
desdobramentosda músicana formação dos estudantesna Educação Básica. As experiências
vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos
Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-sedos registros
das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e
depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportes teóricos principais da
Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro
(2003), Brito (2019) eBastian (2018).Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos
Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos
fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então,quefoi um projeto
desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações
com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos
estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente.Essa
experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica,
apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.