Banca de DEFESA: MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA
DATA : 30/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: DEART, sala 38-D
TÍTULO:

O processo de criação dos desenhos com alunos do Ensino Médio nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra


PALAVRAS-CHAVES:

Criação. Desenho. Ensino


PÁGINAS: 42
RESUMO:

As práticas pedagógicas na área de Artes Visuais em busca do instante criador durante as aulas, por meio do desenho, foram a motivação para as questões da pesquisa, a saber: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Neste sentido, temos como objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de Artes Visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da Escola Estadual Profa. Ivani Machado Bezerra, com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos, sendo esse o lócus da nossa pesquisa que deve culminar numa proposta pedagógica para o Ensino Médio. E mais especificamente, realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre as experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de Arte; discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; compor uma proposta pedagógica para Ensino Médio em Artes Visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa-ação. Por isso, a pesquisa se justifica pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação seguem as linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020), como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado pelas considerações iniciais, seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. É importante ressaltar que a coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em Artes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.918.794-** - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Interna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Externa à Instituição - ZILDALTE RAMOS DE MACEDO - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao