Banca de DEFESA: GIMENY DAYANA CRUZ DE BRITO

DISCENTE : GIMENY DAYANA CRUZ DE BRITO
DATA : 31/10/2022
LOCAL: DEART, sala 38-D

Experiências do ensino da dança a partir das metodologias ativas: Coadjuvâncias e protagonismos

Signos, experiência, aprendizagem significativa, Arte/Dança

O presente trabalho tem como objetivo geral construir e ressignificar, a partir das práticas pedagógicas e metodológicas apresentadas aos alunos da Escola Municipal Eva Lúcia Bezerra de Mendonça, ferramentas de ensino que estimulem o interesse pelo componente curricular Dança, impregnando-o de sentido, propiciando aos alunos uma aprendizagem significativa. E, mais especificamente, estimular o uso de metodologias ativas na Dança; incentivar o uso de ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem; tornar o aluno protagonista do seu aprendizado; apresentar a afetividade cultural existente na Dança; trabalhar práticas corporais a partir do repertório corporal de cada aluno, propiciando a eles a oportunidade de construir e ressignificar seus próprios signos1 de aprendizagens. A metodologia é predominantemente qualitativa, numa perspectiva da pesquisa-ação e, ainda, baseada nas análises das atividades propostas em sala de aula com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022, através de um relato de experiência. Neste processo, tomamos por base autores que dialogam com a Aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982); Metodologias ativas (BACICH & MORAN, 2018); Arte como experiência (DEWEY, 2010); Dança é educação (PORPINO, 2010); Linguagem da dança: arte e ensino (MARQUES, 2010), dentre outros. Desse modo, Trata-se de uma perspectiva do ensino da dança, pautada na experiência que o aluno vive com o seu corpo, seus saberes e as relações que estabelece em meio a aprendizagem, preenchendo de sentido os estímulos apresentados pelo professor, constituindo e vislumbrando novos significados para os signos de aprendizagem. Sendo assim, a presente dissertação está organizada em seis capítulos. O primeiro capítulo introduz a temática da pesquisa “Das coadjuvâncias aos protagonismos”, no qua, trago os objetivos, a justificativa, o problema, a questão, o lócus, a metodologia da pesquisa, os autores estudados, bem como, pincela um pouco das nossas considerações finais, ressaltando a importância deste trabalho como meio de abertura a outras pesquisas acadêmicas.

Externa à Instituição - JUSSARA CORRÊA MILLER - UNICAMP
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - ***.918.794-** - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 12:39