Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIFRANCE FIGUEIREDO DA CUNHA

DATA : 06/09/2022
LOCAL: sala remota

A produção audiovisual no ensino de Artes Visuais

Educação; ensino de artes visuais; produção audiovisual.

Esta pesquisa apresenta como tema a produção audiovisual no ensino de Artes Visuais, tendo por objeto de pesquisa o audiovisual e sua utilização no ensino de Artes Visuais em contexto escolar. Realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, na cidade de Apodi, a pesquisa tem por objetivo levar a produção audiovisual para dentro do contexto formal de ensino com o intuito de trabalhar conteúdos próprios do ensino de Artes Visuais. Ancorados na leitura de imagens no ensino de arte segundo Barbosa (2014), Pillar (1999), Ostrower (2013) e reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico, a partir de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013), o presente estudo está inserido no campo da pesquisa-ação e tece diálogos com autores que tratam do cinema na educação escolar, como Bergala (2008) e Fresquet (2017). Embora a proposta pedagógica que será elaborada ao final desta pesquisa ainda esteja em início de construção, as impressões iniciais nos mostram que o processo de conhecimento dos estudantes em artes ocorre de maneira mais efetiva quando a tríade, conhecer, contextualizar e fazer é utilizada, agregando ao final do processo de criação dos discentes, transformações no âmbito de autovalorização e por fim, reconhecimento enquanto sujeito crítico, produtor e difusor de suas culturas individuais com suas produções audiovisuais.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME