Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA

DISCENTE : MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA
DATA : 17/08/2022
LOCAL: DEART - sala 24

O instante criador nas tramas da investigação durante as aulas de Artes Visuais

Criação. Desenho. Ensino. Artes.

As práticas pedagógicas na área de artes visuais em busca do instante criador durante as aulas por meio do desenho foram a motivação para as questões da pesquisa. São elas: como atingir o silêncio que não se pede? Haveria a possibilidade de desenvolver o instante criador no chão da escola? As concepções formativas fundamentam a prática pedagógica para os processos poéticos? Objetivo geral: analisar práticas pedagógicas na área de artes visuais que promovam os instantes de criação, as potencialidades expressivas da linha no desenho dos alunos da E.E. Profa. Ivani Machado Bezerra com o grupo pertencente a faixa etária entre 15 e 18 anos e que culmine numa proposta pedagógica para ensino médio. Específicos: Realizar uma sondagem por meio de depoimentos orais, escritos e imagéticos sobre suas experiências estéticas discentes, tecendo relações com a natureza do instante criador nas aulas de arte; Discutir a função da linha nas obras de arte durante as leituras das imagens; Apresentar exercícios que viabilizem a soltura da linha nas composições visuais dos alunos; Mostrar o conjunto de trabalhos sobre a linha nas composições visuais produzidas pelos alunos; Compor uma proposta pedagógica para ensino médio em artes visuais que contemple a relevância do desenho para a liberdade de criação. A pesquisa se insere no tipo qualitativo, como também se trata de uma pesquisa-ação. Justifica-se pela necessidade de promover a feitura de arte na escola. O lócus foi a Escola Estadual Professora Ivani Machado Bezerra com um grupo de alunos jovens pertencentes à faixa etária entre 15 e 18 anos que cursavam o primeiro ano do Ensino Médio. O viés teórico-metodológico que fundamenta a investigação por meio das linhas do pensamento dos autores Cecília Almeida Salles (2011), Fayga Ostrower (2013), Mirian Celestes Martins (1998), Ana Mae Barbosa (2010), John Dewey (2010), Jorge Larrosa (2021), Edith Derdyk (2020). Como também, a poética dos artistas Pablo Picasso e Paul Klee. O texto está estruturado por considerações iniciais seguida por quatro capítulos intitulados: Em busca do silêncio que não se pede; Referencial Teórico: urdume que interliga e sustenta as tramas da investigação; Metodologia: entrelaçando processos de criação; ao costurar ideias poéticas e considerações finais. A coleta de dados foi obtida pelas devolutivas das atividades com foco nas experiências estéticas encaminhadas durante a elaboração da proposta pedagógica em artes.

Presidente - ***.918.794-** - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY