UMA METAMORFOSE: O ARTISTA-DOCENTE, ENTRE LUGARES COMUNS E LUGARES DISTINTOS
Artista-docente, Arte-arte, Estético-artístico, Didático-pedagógico.
Esse trabalho aborda a relação análoga do artista que é professor de Arte, ao tratar da identidade desse profissional, quando atua entre os palcos e/ou em sala de aula, embasado na temática “Uma metamorfose: o artista-docente, entre lugares comuns e lugares distintos”, aborda-se as características peculiares e o diálogo envolto no processo. Tal problemática consiste em entender: Em que medida o fazer artístico transforma o espaço de sala de aula, promovendo um encontro de valores e referências na contribuição do ensinoaprendizagem? E, em contrapartida, de que modo a função da docência afeta, altera e contribui na carreira e no trabalho do artista? Esse questionamento se faz necessário, devido ao fato de uma difusão persistente, face as discussões relacionadas entre o fazer artístico e à docência em Arte. O propósito deste estudo é exortar as possibilidades de percepção através da arte, alinhada as várias áreas do conhecimento que interligam a prática e a teoria, as experiências artísticas-estéticas à uma proposta didático-pedagógica. Fomentou-se uma análise do fazer arte em sala de aula, da postura do artista que se encontra em situação pedagógica e das dificuldades encontradas nas instituições de ensino. Para tanto, levou-se em consideração as opiniões transcritas através de um questionário com relato de experiências, trata-se de uma coleta de dados entre artistas e professores de arte, além de contar com um estudo bibliográfico para melhor elaboração e reflexão sobre a ótica das competências cognitivas, estéticas e didáticas. Os dados da pesquisa estão sendo arquivados na esperança de que os resultados corroborem com a promoção de uma análise passível de esclarecimentos acerca do artista-docente e do professor de Arte.