Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE DOS SANTOS DANTAS

DISCENTE : ROSANE DOS SANTOS DANTAS
DATA : 26/07/2022
LOCAL: DEART - sala 28

A ESCOLA TAMBÉM É DE SAMBA: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial, a partir do samba

Prática docente. Ensino de artes. Dança. Samba. Escola. Decolonial.

O presente artigo registra e discute uma experiência docente, na atuação do ensino de artes, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, na comunidade do Vale Dourado, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, uma escola da rede pública de Natal (RN). O acolhimento desta ação foi abordar o samba como objeto de aprendizagem. A experiência pedagógica aconteceu para suprir a necessidade de introdução do tema: ensino das artes populares, muito especialmente, das danças africanas e afro-brasileiras, como perspectiva de um ensino afrodiaspórico, na referida escola. O instante deflagrador da ideia foi a constatação da completa ausência de conhecimento acerca do samba, esse patrimônio imaterial do Brasil, nas turmas que lecionava. Assim, a presente pesquisa busca sistematizar essa experiência, considerando uma aproximação do que foi vivido em sala de aula como pedagogias de uma prática docente decolonial, em metodologia qualitativa descritiva, que direcionou as discussões sobre o samba, seu contexto e sua condição socio-poética, de modo a garantir a integridade do fenômeno tal como ocorreu fato vivido na escola. Consequentemente, optamos por ressaltar as experimentações e vivências de estudantes, que resultaram na formação de uma mini “escola de samba” em sala de aula, como desenvolvimento didático do conteúdo. A base teórica com a qual trabalhamos transita na pedagogia freireana (FREIRE, 1998); bem como na perspectiva de retomada da “abordagem triangular” (BARBOSA, 2010) como base epistemológica. Para reflexões acerca do ensino da prática da dança, utiliza-se VIEIRA (2007) e MARQUES (2003). Na contextualização histórico-social do tema em uma perspectiva antropológica e sociológica do corpo brasileiro, do rítmico africano e da diversidade, da materialidade desse ritmo e de suas relações, busca-se fundamentamos em SODRÉ (1998). Os mecanismos institucionais brasileiros que estabelecem a obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, através da abordagem da Lei 10.639 (BRASIL, 2003). NETO (2017) foi utilizado para aprofundar, na história do samba, as relações sociopolíticas e musicais que o tema trava com outras referências na história do Samba (LOPES; SIMAS, 2020). Para abordagem do contexto sociopolítico racial, nos fundamentamos em HOOKS (2017). Essa base teórica nos levou à necessidade de compreensão da diáspora africana e do projeto da (de)colonização e racialização que o povo diaspórico empreende na América, através da obra de FANON (2008).

Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interna - ***.918.794-** - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN