FOTOPERFORMANCE: INTERVINDO NO COTIDIANO
Fotoperformance. Metodologia. Contexto. Ensino médio. Ação pedagógica.
O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas
de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
da Paraíba. O objetivo do trabalho é apontar possíveis caminhos metodológicos
para se conceber ações performáticas no ensino médio. A metodologia usada
na ação pedagógica, teve como orientação o reconhecimento do contexto dos
discentes, a partir de ensaios fotográficos, da pesquisa socioeconômica, para
assim propor ações de fotoperformances em diálogo com sua realidade. O
referencial teórico está embasado nos seguintes autores: Richard Schechner
(2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008);
Gilberto Icle (2018); e Ana Mae Barbosa (2009). Com essa ação pedagógica,
alcançou-se a reflexão sobre a importância da metodologia para se efetivar
ações artísticas em sala de aula, a necessidade do aprimoramento dos
enunciados e a contenção das expectativas em relação às produções artísticas
dos estudantes.