Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINEIDE SOARES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSINEIDE SOARES SILVA
DATA : 05/07/2022
HORA: 16:00
LOCAL: sala remota
TÍTULO:

Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes


PALAVRAS-CHAVES:

diálogo; ensino de artes visuais; performance.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Esta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos de vida discentes, a pesquisa objetiva compreender como se dá a construção e os sentidos desses diálogos, por meio de uma ação artística performática, no processo de ensino e de aprendizagem em Artes Visuais. Ela se constitui no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal Localizada em Natal/RN. Metodologicamente embasa-se na pesquisa qualitativa na perspectiva da A/r/tografia, como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico, pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica faz elo com a concepção teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larossa (2015); a Pedagogia Freiriana (1996, 2020, 2021) sob o viés da dialógica; a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa (1998, 2003, 2010, 2015, 2019) ; especificidades e possibilidades da Performance nas Artes Visuais conforme Melim (2008) e Barbosa (2018). O aporte artístico das ações performáticas ancora-se no Parangolé de Hélio Oticica, de acordo Favaretto (2015) e Waly (2015), dentre outros autores que dialogam com a referida investigação. Embora os dados ainda estejam em fase de interpretações iniciais, em nossas percepções primeiras, apreendemos com esta investigação que o processo de construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta o diálogo levando a uma experiência estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática, perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA - UFPE
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Presidente - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 12:15
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