Banca de QUALIFICAÇÃO: THAISES CARLA GUEDES FERNANDES DUTRA

DATA : 14/06/2022
LOCAL: sala remota

PERFORMANCE LITERÁRIA: Uma abordagem antirracista no ambiente escolar

Performance; Literatura Afro-brasileira; Cultura Antirracista.

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Serão, destarte, os resultados do projeto de pesquisa a ser desenvolvido na referida instituição de ensino no intuito de buscar a ampliação do conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, contribuir para a efetivação de uma prática antirracista na sociedade atual, a começar das relações instauradas pelos discentes participantes em sua realidade local. Faz-se necessário enfatizar que tal atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03, propulsora de valiosas ações no que concerne à história do povo negro e suas contribuições para o enriquecimento da cultura brasileira. Também fará parte enquanto proposta do referido projeto apresentar a literatura Afro-brasileira por meio dos escritores negros a fim de proporcionar quebra de paradigmas que marcaram a história da literatura negra por muito tempo, sendo possível, desse modo, uma aproximação da obra com o artista/literário, bem como com o apreciador que, por longos anos, não conseguia acesso ao campo artístico pois era representado por outrem conforme seus interesses e possibilidades. Tratar a arte como experiência nos possibilitará uma abrangência daquilo que deve ser valorizado a fim de que estereótipos negativos sejam desfeitos e que toda e qualquer manifestação cultural seja reconhecida como arte. A questão problema, portanto, que norteará a presente pesquisa será: de que modo a promoção de uma performance literária através da poesia negra poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual a partir dos alunos da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia qualitativa, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos alunos após o contato com a performance na literatura afro-brasileira, sendo o discente o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições em Paul Zumthor, por meio de seus estudos sobre a performance literária, bem como Amarino Queiróz, pesquisador tido como um dos primeiros a estudar performance no Brasil a partir da realidade de Salvador/BA. Além deles, serão propostas reflexões a partir de textos de poetas afro-brasileiros, a saber, Solano Trindade, Oliveira Silveira, Victoria Santa Cruz e Midria Silva Pereira, pois ambos abordam o tema antirracista em seus escritos.

Externo ao Programa - 1249415 - AMARINO OLIVEIRA DE QUEIROZ
Externo à Instituição - ELIO FERREIRA DE SOUZA - UESPI
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Notícia cadastrada em: 03/06/2022 10:41