Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISANTO DANTAS SALES DE FREITAS

DISCENTE : CRISANTO DANTAS SALES DE FREITAS
DATA : 15/06/2022
LOCAL: sala remota

O Ensino de Música a Partir do Jogo Corpóreo e das Possiblidades de Musicalização de Émile Jaques-Dalcroze

Ensino de música, Dalcroze, Rítmica musical, melodias folclóricas.

Esta pesquisa visa analisar e buscar respostas sobre o ensino de música a partir da educação rítmica musical baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa terá uma parte teórica e uma parte prática: iniciaremos a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento teórico. Em um segundo passo, faremos uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que será a aplicação, por um bimestre, dos princípios da metodologia Dalcroze em sala de aula. O segundo momento dessa pesquisa será a parte prática, que será realizada em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciarão atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia dalcrozeana, com o intuito principal de promover melhor percepção e desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, utilizaremos melodias e ritmos afro-ameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda a escola. Por fim, apresentaremos os resultados obtidos nesse estudo em forma de proposta pedagógica e artigo científico.

Interna - 2669418 - CAROLINA CHAVES GOMES
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA