Banca de DEFESA: CLÁUDIO DE ALMEIDA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÁUDIO DE ALMEIDA CAVALCANTE
DATA : 25/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

Corpos oprimidos, marcados e reprimidos, a experiência em arte, ressignificando esses corpos


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo. Arte. Ressignificação. Aprendizagem. Escola.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante
acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço
da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro,
Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “ O que você
tem a ver com a corrupção?”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de
espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse
idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho aqui no Rio Grande do Norte,
envolvendo diversas escolas da capital. Durante sete anos foram muitos estudantes
oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena
teatral, deu culminância à finalização do Mestrado Profissional em Arte.
Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola
pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante de forma humana, na
construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que o
estudante se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e
corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar
relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para
que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse
aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências
viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos,
metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um
corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e uma
sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004),
Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007)
e Boal (2019). Dessa forma, a pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos
finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro
inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na
escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto aos
estudantes, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo título. Ressalte-se,
portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esses
estudantes outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da
escola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJAKSON DA ROCHA BEZERRA
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - 221.918.794-20 - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 15:26
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