O processo criativo Azul Turquesa como prática educativa e enfrentamento do bullying na escola
Teatro; Educação; Processo Criativo; Bullying.
Trata-se de um artigo cujo objetivo é apresentar o resultado de um trabalho
como prática educativa realizado na Escola Estadual Professor Paulo Pinheiro
de Viveiros, localizada no Bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal/RN,
através do processo criativo desenvolvido pela Cia. de Teatro Mythos, com a
finalidade de enfrentar o Bullying que vem ocorrendo na escola campo de
pesquisa e no seu entorno. O trabalho se justifica, pois busca quebrar alguns
paradigmas a respeito do Bullying, trazendo à reflexão os envolvidos para que
venham a ser tomadas medidas sociais e educativas, de maneira que esse
problema seja enfrentado de forma mais eficaz. O espetáculo Azul Turquesa
está pautado em uma construção cênica colaborativa, tendo como referência o
teatro antropológico de Eugênio Barba (1994); o papel do professor e da escola
embasados na discussão de Walter Kohan (2015); os estudos de Beaudoin &
Taylor (2006), que tratam do Bullying e desrespeito, uma cultura que deve ser
extinta da escola; as discussões feitas por Ana Beatriz Silva (2015), no seu
livro Bullying: mentes perigosas nas escolas, dentre outros. Tomamos,
portanto, como metodologia para a abordagem do tema, uma pesquisa
descritiva qualitativa, considerando o estudo de caso, como estratégia para a
expressão da realidade estudada, conforme (YIN, 2005; STKE, 2013; ANDRÉ,
1984; BOGDAN & BIKLEN, 1994), bem como uma observação participante,
tendo em vista, como pesquisadora e coordenadora, estar inserida dentro do
cotidiano do grupo (BECKER, 1994). As questões de pesquisa que norteiam
nosso estudo são: Diante das vivências dos alunos, dentro e fora da escola,
quais são as possibilidades de enfrentamento ao Bullying? Dentro do Ensino do
Teatro, como o processo criativo pode colaborar com o enfrentamento do
Bullying escolar? Isto posto, consideramos nosso estudo relevante, uma vez
que, como metodologia, poderá contribuir para a melhoria das relações
humanas e de respeito na escola.