Banca de DEFESA: MARIA GLAUDETE DANTAS DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA GLAUDETE DANTAS DE LIMA
DATA : 20/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: sala remota
TÍTULO:

O LEGADO ESTÉTICO DO MODERNISMO BRASILEIRO COM ÊNFASE NA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922: Uma reflexão em sala de aula do Novo Ensino Médio nas Aulas de Artes Visuais


PALAVRAS-CHAVES:

Artes Visuais. Educação, Novo Ensino Médio, Modernismo Brasileiro, Semana de Arte Moderna de 1922.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Este trabalho tem como tema o legado do Modernismo Brasileiro com
ênfase na Semana de Arte Moderna de 1922: Uma reflexão nas aulas de Artes
Visuais do Novo Ensino Médio e apresenta um material didático desenvolvido
em sala de aula através da abordagem de uma proposta pedagógica sobre o
referido assunto, ressaltando os acontecimentos na Semana de 1922, a partir
da leitura e releitura das obras de artistas de destaque à época do evento.
Elegemos como objetivo geral analisar criticamente o legado do Modernismo
Brasileiro no hoje da História da Arte, considerando a aplicabilidade da
experiência pedagógica referente à recriação da Semana de Arte Moderna de
1922 com alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual
Mascarenhas Homem. Outros objetivos mais específicos também foram
considerados, tais como: apresentar as experiências pedagógicas
desenvolvidas na escola sobre o legado do Modernismo Brasileiro no hoje da
história da arte; mostrar os resultados dos trabalhos dos alunos realizados na
escola; elaborar diretrizes para o aperfeiçoamento de novos projetos
pedagógicos. Para explorar a temática, tomamos por base uma problemática
que interroga, sobretudo, como trabalhar com o legado do modernismo em sala
de aula na atualidade, ressignificando-o e aproximando-o dos alunos do Novo
Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem? O lócus da pesquisa
é a Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no Bairro de Lagoa
Seca, Natal/RN, sendo sujeitos atuantes, os alunos do Novo Ensino Médio
matriculados na disciplina de Artes Visuais. A metodologia se caracteriza como
uma experiência em sala de aula, unindo a pesquisa bibliográfica ao método de
investigação escolhido identificado como pesquisa-ação com abordagem
qualitativa, na perspectiva de Thiollent citado por Baldissera (2001); Pope,
Mays (2005); Barbier (2004); Bogdan e Biklen (1982), dentre outros. Para os
aportes teóricos, recorremos a autores como Paulo Freire (1996); Antoni
Zaballa (1998); Hugo B. Bozzano e outros (2013); Kátia Helena Pereira (2007);
Mírian Celeste Moreira e outros (2009); Mirian Celeste Martins e outros (1998);
Neide Rezende (2006); Dóris Maria Malfatii (2009); Cibele Regina de Carvalho
(2007); Israel Pedrosa (2009); Aracy Amaral (1976); Béa Meira e outros (2017);
Ana Mae Barbosa (2011) e Marilda Oliveira de Oliveira (2007), numa
abordagem a partir da leitura de mundo ao ensino de arte sob a visão de cada
autor. Ressaltamos, pois, que os resultados deste artigo e proposta pedagógica
poderão contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a arte de
ensinar Artes Visuais e/ou Teatro no Novo Ensino Médio, considerando a
práxis pedagógica em função da construção do conhecimento que deve se
concretizar no ambiente da sala de aula em qualquer escola, seja ela pública
ou particular.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externo à Instituição - DIEGO SOUZA DE PAIVA
Presidente - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Notícia cadastrada em: 03/08/2020 13:15
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