Caminhos do Desenho, a Arte e o Jogo na construção de imagens
Desenho; Jogos; Ensino de Arte
Este trabalho relata como o jogo pode contribuir para a melhoria do ensino do desenho nas aulas de Artes a partir de três experiências de criação de um jogo de tabuleiro. A proposta foi realizada em três Escolas Públicas da cidade de Natal-RN, de Agosto de 2018 a Outubro de 2019. O artigo parte do conceito de jogo e também discute o papel do desenho no desenvolvimento de um projeto de ensino em artes visuais. Na construção do jogo foi feita uma cartografia afetiva por meio de desenhos produzidos pelos alunos e o planejamento de suas regras e jogabilidade. Nos desenhos buscou-se realizar leituras de imagem, ou seja, observar e refletir com os alunos a respeito das imagens construídas por eles e como elas refletem suas identidades, seus gostos, seus valores e a afetividade para com alguns locais. Vimos como em um mesmo mapa imagens de igrejas, bares, cabarés, terreiro de candomblé, bocas de fumo e áreas de lazer convivem, refletindo uma diversidade presente nos cotidianos de nossos discentes, reflexo da vida de pessoas que buscam na escola uma chance de se inserir na sociedade, agora com um conhecimento mais alargado de mundo.