Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR

DISCENTE : JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Sala 38-D, DEART

Quadrinizando nas aulas de Arte: uma proposta didática do uso das histórias em quadrinhos no Ensino Fundamental

Histórias em Quadrinhos, Proposta Didática, Ensino de Artes, Linguagem Visual, Ensino Fundamental

Na linha de pesquisa da abordagem teórico-metodológicas das práticas docentes, apresenta-se esta proposta que se intitula como “Quadrinizando no Ensino de Arte: Uma Proposta Didática do Uso das Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental” através de uma pesquisa e análise durante uma Oficina de HQs realizadas nas aulas de Arte, da Escola Estadual Santa Terezinha, localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que estão passando por uma transição educacional para o ciclo do Ensino Médio, e que poderão se deparar com avaliações que utilizem da interpretação de seus signos visuais. O problema surgiu da necessidade de investigar como eles tratam as Histórias em Quadrinhos em sua vivência escolar e pessoal na instituição pública, e desvendar quais são as dificuldades identificadas para compreender melhor a junção desses elementos, que são divididos entre requadros, balões, onomatopeias, criação de personagens, cenários, roteiros, até a montagem e publicação final. Para conseguirmos fundamentar os desafios encontrados neste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Libâneo (1994), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Espera-se que o resultado deste trabalho venha a contribuir na compreensão da importância de usar arte sequencial na sala de aula, em um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, disseminando melhor a sua linguagem, através das suas representações e obras.

Externo à Instituição - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO - UFPB
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Presidente - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN
Notícia cadastrada em: 20/11/2019 16:09