Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIO DE ALMEIDA CAVALCANTE

DISCENTE : CLÁUDIO DE ALMEIDA CAVALCANTE
DATA : 18/12/2019
LOCAL: Sala 38-D, DEART

Corpos oprimidos, marcados, conflitados e ressignificados: O aprendizado em  Arte

Corpo; Arte; Ressiginificação; Aprendizagem; Escola.

O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais. Apropriando-se dessa ferramenta poderosa e transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat ( 2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa ( 2002), Reverbel (2007) e Boal (2019). A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais um memorial descritivo e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro intitulado “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignficados” na escola e na vida. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.

Externo à Instituição - DJAKSON DA ROCHA BEZERRA
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - 221.918.794-20 - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/11/2019 12:08