Banca de DEFESA: RAFAELA FARIAS NOBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA FARIAS NOBREGA
DATA : 19/09/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 38-D, DEART
TÍTULO:

A ARTE INDÍGENA PARA ALÉM DOS CLICHÊS: POR NOVAS ABORDAGENS NAS AULAS DE ARTE


PALAVRAS-CHAVES:

Arte indígena, Prática pedagógica, Artes visuais, material didático


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esse projeto tem como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com temáticas indígenas comprometidas com pesquisas científicas. Práticas pedagógicas que valorizem e desmistifiquem os acontecimentos históricos relacionados com os contextos dos povos tribais, de maneira a difundir e valorizar a sua produção artística e cultural ao longo da história do Brasil.

Para isso, foram analisadas as maneiras como os conteúdos relacionados com esse tema foram tratados nos materiais didáticos disponíveis para o programa Nacional do livro didático (PNLD) e observado os desafios relacionados com a formação da imagem do índio no ambiente escolar.  Também foi realizada uma pesquisa a respeito da história da presença indígena no Brasil e seu legado cultural. A partir dessa análise, algumas abordagens foram formuladas, no sentido de contribuir para que conteúdos relacionados com a produção artística indígena sejam trabalhados nas escolas de forma a terem respaldo científico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
Externo ao Programa - 1801838 - BETTINA RUPP
Interno - 2145914 - LAIS GUARALDO
Presidente - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Externo ao Programa - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Notícia cadastrada em: 28/08/2018 17:46
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa17-producao.info.ufrn.br.sigaa17-producao