A LEITURA E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ADAUTO BEZERRA - BARBALHA, CEARÁ
Ensino de Artes; Escola; História em Quadrinhos; Oficina; Produção.
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos - HQs e
suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se
além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de
duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino
Médio Adauto Bezerra - Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada "Leitura
e Produção de História em Quadrinhos na Escola" e também um conjunto de aulas
durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a
fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência
os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos
Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de
artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente.
Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs,
estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da
identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem
visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das
HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de
quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As
aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto
de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos
quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que
ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de
seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse
trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para
além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e
aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas
de Artes do ensino médio.