Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO TAVARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO TAVARES DA SILVA
DATA : 20/11/2017
HORA: 16:30
LOCAL: Sala 38-D, DEART
TÍTULO:

A LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ARTE NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Artes; Escola; História em Quadrinhos, Oficina, Produção


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos – HQs e suas
possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um
levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e
aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará.
Foi realizada uma oficina intitulada “Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola” e
também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do
ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como
referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos
Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes,
quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências
buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a
desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão
dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em
particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes
modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos
participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e
objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos
apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário
consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos
conteúdos do ensino da Arte. Desse modo, acredita-se que esse trabalho colabora para a
constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento,
mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo
legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1943721 - ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
Interno - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
Externo à Instituição - ALINE CORSO - CNEC
Notícia cadastrada em: 13/11/2017 10:30
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